quarta-feira, 27 de abril de 2011

Windos Azure

O Windows Azure será uma plataforma especial para execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem. Será um serviço totalmente hospedado e controlado pela Microsoft, o que difere das versões do Windows lançadas até hoje. Qualquer desenvolvedor cadastrado poderá enviar seus aplicativos para o Azure e rodá-los diretamente através do serviço, que confere escalabilidade e economia de licenciamento. Diferente do que vem sendo especulado, o Windows Azure não será um produto voltado para o usuário doméstico, e a princípio será alugado em vez de vendido.


Foi apresentado para os desenvolvedores e para o público no dia 27 de outubro de 2008 durante a Conferência de Desenvolvedores Profissionais da Microsoft, ocorrida em Los Angeles e segundo estimativas da Microsoft, pode ser lançado comercialmente em 2010 com preço acessível.

O Windows Azure é um sistema operacional lançado pela Microsoft para seu modelo de cloud computing. Portanto, o Windows Azure não é vendido para ambientes desktop, mobile ou servidores corporativos.

Podemos definir cloud computing ou computação em nuvem como uma combinação de grid computing com software como serviço (SaaS - Software as a Service). Do grid computing temos o poder de computação e alta escalabilidade oferecida para as aplicações, através de milhares de máquinas (hardware) disponíveis em datacenters de última geração. Do software como serviço temos a capacidade de contratar um serviço e pagar somente pelo uso. Essa característica de provisionamento dinâmico é muito interessante, permitindo a redução de custos operacionais, com uma configuração de infraestrutura realmente mais aderente às necessidades do nosso negócio.

Um elemento chave do modelo de cloud computing é a virtualização. Basicamente, quando contratamos mais ou menos poder de computação de uma de cloud estamos trabalhando com instâncias de máquinas virtuais, que irão suportar a execução de nossas aplicação na nuvem. Assim, teremos máquinas virtuais para computação de processos, para interfaces web, para armazenamento de imagens, para dados, etc.

O Windows Azure coordena a malha de hardware disponíveis em datacenters Microsoft, provisionando máquinas virtuais para a oferta de serviços online de alta escalabilidade e aplicações com provisionamento dinâmico. Essa malha é baseada em containeres, onde milhares de máquinas estão disponíveis para a infraestrutura Azure.

Além dos recursos de computação, armazenamento e administração oferecidos pelo Windows Azure, a plataforma também disponibiliza uma série de serviços para a construção de aplicações distribuídas, além da total integração com a solução on-premise (local) baseada em plataforma .NET. Esses os principais serviços da plataforma Windows Azure encontramos o SQL Azure Database (um banco de dados relacional na nuvem), o Azure AppFabric Platform (um barramento de serviços e controle de acesso na nuvem) além de uma API de gerenciamento e monitoração para aplicações colocadas na nuvem.

Podemos usar uma infraestrutura de nuvem conforme a necessidade, sempre que pensamos em alta escalabilidade via internet e redução de custos operacionais (com um ambiente onde pago apenas pelo uso). Porém, que aplicação vou colocar na nuvem?

Assim, cenários de carga “On/Off”, carga com “Crescimento Rápido”, carga com volume “Imprevisível” ou mesmo picos “Sazonais” de carga durante a operação do sistema são exemplos de demandas que são aderentes ao Windows Azure, devido sua capacidade de configuração dinâmica e elástica.

O Windows Azure entrou em produção em 1 de Janeiro e sua fase comercial está no ar desde 1 de Fevereiro. Na primeira onda de lançamentos, 21 países foram atendidos. O Brasil tem lançamento previsto para o segundo trimestre de 2010, juntamente com outros 40 países pelo mundo. É possível que até o fechamento desta edição da Mundo .NET o Windows Azure já esteja comercial no Brasil.

Até meados de março, os seguintes datacenters estavam disponíveis para deployment de solução sobre o Windows Azure: • Europe: West Europe e North Europe • Asia Pacific: East Asia e Southeast Asia • North America: South Central US e North Central US

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]