Uma wordlist é um "componente" básico para que se possa efetuar ataques do tipo "brute force", onde várias combinações de letras, números e caracteres especiais são testados na tentativa de se descobrir a senha de um determinado usuário.
Mas onde conseguir uma wordlist para auditar as senhas dos seus usuários (usando um programa como o John The Ripper, por exemplo) ou mesmo verificar se o seu roteador Cisco ou seu servidor FTP estão utilizando senhas fortes (usando o THC-Hydra)?
Existem várias wordlists que você pode encontrar online (como as do projeto http://wordlist.sourceforge.net), mas e se você quiser apenas senhas com no mínimo 5 caracteres, no máximo 8 e apenas números? Aqui vou te mostrar como gerar uma wordlist para suprir as suas necessidades utilizando o programa Crunch.
Instalação
Para tarefas relacionadas à segurança, eu costumo sempre usar o BackTrack 4 (versão mais recente enquanto escrevo este artigo) rodando em uma máquina virtual no Vmware. Nesta distribuição, o crunch está localizado em /pentest/password/crunch. Porém, se você não gosta ou não quer utilizar o BackTrack, você pode instalar o crunch em qualquer distribuição Linux. Para isso, acesse o site http://sourceforge.net/projects/crunch-wordlist/ e faça o download da versão mais recente.
Vídeo aula
# /pentest/password/crunch/crunch 4 8 -f charset.lst mixalpha -o /root/lista-com-charset.txt
Este comando gerará uma wordlist de no mínimo 4 caracteres, no máximo 8, irá utilizar o conjunto de caracteres mixalpha (letras maiúsculas e minúsculas) e escreverá todo o resultado no arquivo /root/lista-com-charset.txt. Você também pode utilizar os “@” com o charset.lst.
Crédito : x0ns
muito bom ! valew
ResponderExcluirQueria usar o crunch sem baixar backtrack tem como cara? :S tipoo o backtrack gnome 64 bites tem 3 gigas mt grande --', tem como criar wordlists imensas ou achar online ou algum programa leve que crie wordlists?
ResponderExcluirInfelizmente não amigo!
ExcluirTem sim! Instala ele no Ubuntu
ResponderExcluir