sábado, 28 de agosto de 2010

Criando alias para programas

Para acessar o bloco de notas, pode-se simplesmente clicar em Iniciar > Executar > digitar notepad e apertar a tecla enter.

Como fazer isso para qualquer programa (ou até mesmo arquivo) que tenhas no computador?

A primeira coisa é fazer é criar uma pasta, em qualquer lugar da máquina. Por exemplo, c:\alias.

nova pasta

Depois, entre Painel de Controle > Sistema (ou, clique com o botão direito em cima do "Meu computador" e vá em propriedades).

acessar propriedades do sistema

Entre na aba "Avançado" e aperte o botão "Variáveis de ambiente".

acessar variáveis do sistema

Na listagem de variáveis do sistema, selecione a variável "Path" e aperte em editar. No campo valor da variável, clique na tecla "End" (pra posicionar o cursor de digitação no final do campo), coloque um ";" e adicione a pasta que foi criada anteriormente (por exemplo: ;c:\alias ). Aperte no Ok para fechar nas três janelas que foram abertas.

path

Agora, pegue qualquer arquivo ou programa, ("c:\Arquivos de programas\MSN Messenger\msnmsgr.exe" por exemplo) e crie um atalho para ele (é só clicar com o botão direito e escolher "criar atalho"). Copie este atalho para a pasta criada (c:\alias) e renomeie o arquivo (botão direito no arquivo e "renomear") para o nome pelo qual este arquivo vai ser executado. Por exemplo, para chamar ele no iniciar > executar digitando msn, coloque o nome do arquivo de msn.

atalhos criados

executar

Pronto.. não precisa mais encher a área de trabalho e o quick launch de atalhos e não precisa mais toda hora ficar pegando o mouse.

Retirado de agentet.blogspot.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]