quinta-feira, 3 de junho de 2010

Como fazer capa de CD e DVD no Nero

Nero provavelmente você desejará criar uma capa para ele, mas como fazer isso? Simples, você pode utilizar a ferramenta CoverDesigner do Nero.

Do que preciso pra fazer uma capa de CD ou DVD?

  1. Ter o Nero instalado
  2. Possuir uma informática impressora devidamente instalada no computador e pronta para uso
  3. Papel na impressora

Mãos à obra!

Abra o Nero, acessando

Menu iniciar -> Todos os programas -> Nero 7 Ultra Edition (ou sua versão) -> Nero StartSmart

Na tela principal, clique na aba de expansão do Nero para exibir as outras ferramentas que o Nero possui, veja o exemplo em destaque na cor verde.

Nero gravador de CDs e DVDs

Depois de clicar a tela ficará assim

Observe o destaque em verde, é a ferramenta Nero CoverDesigner. É com ela que iremos fazer a capa de CD ou DVD no Nero, sendo assim, clique nele (Nero CoverDesigner), dentro de alguns instantes o Nero CoverDesigner será aberto exibindo a seguinte tela.

Aqui o Nero CoverDesigner solicita que você selecione um modelo de capa a ser trabalhado, observe que existem diversos tipos, iremos trabalhar com a primeira opção a Standard, clique sobre ela e depois em Empty Document (Documento vazio), isso permitirá que criemos nossa capa como quisermos, mas, você pode também selecionar qualquer outro modelo que desejar. Após selecionar Empty Document, clique no botão OK.

Esta ai em cima é a janela de trabalho do Nero CoverDesigner, cada uma das abas localizadas na parte inferior do programa exibe uma parte da capa (a capinha ou caixinha do CD) exceto a última, ela exibe um exemplo da parte superior de um CD e chama-se Disc 1 (podendo ter outro nome dependendo da versão do Nero), clique nesta aba, veja o destaque em verde.

Pronto agora temos a visão da parte superior de um CD, poderíamos criar a capa a partir de qualquer uma das abas disponíveis o problema é que as vezes uma parte do desenho que fizemos para a capa acaba sendo cortada ou pelo centro do CD ou pela extremidade, então, prefiro começar pela parte do disco.

Para este exemplo irei adicionar uma fotografia pessoal, você pode fazer o mesmo ou copiar uma imagem qualquer. Para adicionar a imagem clique no botão adicionar imagem destacado em verde na imagem acima.

Esta será a janela exibida após clicar no botão adicionar imagem, selecione a imagem que deseja e clique em abrir. O Nero CoverDesigner irá exibir a imagem sobre o exemplo do CD e você poderá redimensionar a imagem caso deseje.

Note que junto à imagem existem alguns pontos em preto, eles permitem que a imagem seja redimensionada para ficar maior ou menor. Para aumentar clique sobre um dos pontos e arraste o mouse permanecendo com o botão esquerdo do mouse pressionado. Quando achar que está de bom tamanho solte o botão do mouse.

Neste passo você já percebe que parte da imagem fica cortada devido o tamanho do CD, era disso que eu falava no inicio.

Agora que adicionamos uma imagem vamos adicionar o nome do disco, clique no botão com desenho da letra “A” em destaque de verde. Este botão permite que você clique em qualquer área do exemplo do CD e escreva um texto que neste caso será o título de nosso CD. Veja o meu exemplo.

Note que na imagem acima o título do CD está em cores e fontes diferentes do seu, que tal fazer o mesmo no seu? É simples clique na ferramenta Seta, em destaque na imagem acima, selecione o título do seu CD e clique no botão propriedades localizado na parte superior, veja o destaque em verde acima.

Você verá a janela de formatação de fontes ela se parece com esta.

Pra ficar bem simples e rápido de explicar.

A aba font, em destaque na cor verde.

  1. Font
    Permite que você selecione a fonte, fontes permitem que você modifique a aparência do texto.
  2. Font Style
    Permite que você selecione o estilo de fonte, negrito, itálico, regular ou negrito itálico.
  3. Size
    Permite que você altere o tamanho da fonte ou texto.

A aba Brush, em destaque na cor verde.

  1. Style
    Permite selecionar entre cor sólida, riscos e outros tipos de “efeitos”.
  2. Foreground
    Exibe um exemplo de como irá ficar a cor selecionada.
  3. Background
    Permite selecionar a cor de fundo do texto selecionado.
  4. Select color
    Permite selecionar uma cor, de duas formas, clicando na paleta de cores (o círculo) ou digitando o código da cor nos campos RED, GREEN e BLUE.

Agora que definimos como será a capa do CD podemos partir para a parte de fora da capa do CD, mas, primeiro selecione um texto que você digitou e pressione a tecla control juntamente com a tecla “C” (CTRL+C) para copiar todos os itens que você criou na capa do disco, depois clique na aba Inlay, em destaque de cor verde na imagem abaixo, você verá a seguinte janela (sem as imagens e texto).

Agora clique no centro da área branca (que você verá apenas no seu) e pressione control juntamente com a tecla “V” (CTRL+V) para colar os itens que você criou na capa do Disco. Caso deseje, digite o título que deseja colocar na lateral da capa do CD, observe os pontos pretos, acima deles do lado direito existe uma seta de duas pontas e curvada. Clique e pressione o botão esquerdo do mouse para girar o texto, depois de gira-lo solte o botão e arraste o texto para a posição lateral.

No final ficará algo assim:


Bom, este foi apenas um exemplo, mas, você pode criar o que quiser, é só usar a criatividade.

Como colar a capa no CD?

Recomendo cola branca ou cola bastão (que parece baton), pingue pouquinho em partes do papel e esparrame com o dedo para ficar uma camada bem fina de cola, isso evita que o papel fique enrugado.

OBS.: Só cole a capa depois que a tinta estiver seca (aguarde uns 15 minutos depois de imprimir).

Como cortar o centro da capa no CD?

Cole o papel no disco, sem cortar o furo do centro, depois de seca a cola fure o centro do papel e dobre as pontas para o lado contrário do disco, agora pegue uma lixa de unha e com ela raspe as sobras de papel. Esta foi a melhor forma que encontrei, fica bem melhor o acabamento.

Não consigo salvar a capa que fiz em formato JPG, como faço?

O Nero CoverDesign foi desenhado para criar os projetos de capas e imprimir, sendo assim, não existe a funcionalidade de salvar o projeto em outros formatos de imagem como JPG ou GIF (entre outros), você pode salvar no formato do Projeto Nero e caso preciso levar para imprimir em outro local, será preciso que o outro computador também tenha o Nero CoverDesign instalado.


Hc Host . NET

Um comentário:

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]