sábado, 17 de setembro de 2011

Aprenda como instalar um Fórum phpBB em seu site

Já tive algumas perguntas de como realizar esta instalação, então aproveitei o artigo do www.códigofonte.com.br, ai vai:

Introdução:



Segundo o próprio site, phpBB é um sistema de fórum de código aberto muito poderosoa variedade de bancos de dados a sua escolha, phpBB é a solução ideal para todos os websites.

Trocando em miúdos, este fórum é o mais poderoso, comum e conseqüentemente fado hardware, entre muitos outros. Por esse motivo acaba sendo a opção mais lógica para quem quer instalar um fórum em seu website. A seguir iremos dar uma explicação completa de como e onde você pode instalar seu próprio fórum.

A primeira coisa que você deve ter em mente são os requerimentos do sistema. Um sistema de fórum exige um servidor com suporte a linguagem server-side, no caso es. O phpBB oferece suporte a diversos tipos de bancos de dados sendo o mais comum e o com melhor performance o mysql. Neste tutorial também iremos ensinar a instalação em servidores gratuitos, por isso mesmo que você não hospede seu site em um host pago, ainda assim poderá usá-lo.

Fazendo o Download:



O primeiro passo que deve ser tomado para instalar um fórum phpBB é fazer o download da versão mais atual do phpBB, que no momento é a 2.0.22. Lembrem-se de deixar o fórum sempre atualizado para evitar falhas de segurança e conflitos no mesmo.

O phpBB 2.0.22 é a última versão do phpBB2.x, atualmente já existe o phpBB3.x (também chamado de olympus), porém ele está na versão RC3 ainda, que não é a final. Pode ser utilizado ? Sim, esta versão está livre de erros, mas pode ser necessário atualizar o fórum futuramente caso venha uma nova versão.

Agora para prosseguir com o tutorial vamos fazer o download do phpBB 2.0.22: Download do phpBB 2.0.22

Organizando/Traduzindo o Fórum:



Agora que você já fez o download do phpBB vamos ao nosso segundo passo: traduzir o fórum.

A linguagem padrão do phpBB é inglês, você deve fazer o download do arquivo lang_portuguese_brazil para traduzir o fórum em sí e subSilver/images/lang_portuguese_brazil para traduzir o template/visual.

Tradução da subSilver: Você deve extrair o conteúdo do .zip, a pasta lang_portuguese_brazil, para: phpBB/templates/subSilver/images.

Instalando seu phpBB:



  • 1° Passo: Registrando-se em um Servidor

    Você já fez o download dos arquivos, o nosso próximo passo será este, escolher um servidor que permita php/sql. A seguir alguns servidores gratuitos dos quais você pode escolher:
    • http://www.freehostia.com
    • http://www.orgfree.com

  • 2° Passo: Enviando o phpBB para o Servidor

    Este na maioria das vezes é o processo mais demorado e "chato" para instalar um fórum, porem o mais simples. Você precisa enviar os arquivos via ftp para o servidor, um processo simples, bem simples, se você utilizar um bom cliente ftp, como o CuteFTP.
  • 3° Passo: Instalando o Fórum

    Agora o último processo: a instalação. Para continuar é necessario que você saiba as seguintes informações: Servidor do Banco de Dados, Nome do Banco de Dados, Nome do Usuário do Banco de Dados e Senha do Banco de Dados.

    Na maioria das vezes, em servidores gratuitos, eles enviam um e-mail com tais informações. Caso seje servidor pago, você deve criar via cPanel, entre em contato com o suporte do seu host ou peça ajuda aqui mesmo, no suporte.

    Agora que você já tem as informações necessarias sobre seu banco de dados sql vamos ao que interessa. Entre em http://seusite.seuservidor.com.br/phpBB2.

    Obs: phpBB2 é o nome da pasta que você enviou, se você à renomeou coloque o nome escolhido no lugar de phpBB2.

    Irá aparecer a tela seguinte tela:


    Nela, você deverá preencher os seguintes campos:

    Default board language: Essa opção define a linguagem padrão do fórum. Caso você tenha instalado os pacotes para o português você terá a opção English e Portuguese[Brazil], escolha a que você preferir.

    Database Type: Aqui você define o tipo de banco de dados que será usado na instalação. Caso você tenha escolhido qualquer dos hosts gratuitos citados nesse tutorial, deixe a opção como está, ou seja, mysql 3.x. Caso este não seja seu caso escolha o correto. Leve em conta que mysql é o mais comum e provavelmente é esse que você possui.

    Choose your installation method: Método de instalação. Pode ser install ou upgrade, deixe como está, no caso install

    Database Server Hostname / DSN: Este é o endereço do seu banco de dados. Na maioria das vezes esse endereço é apenas Localhost, mas isto varia de acordo com o servidor. O database server aparece no phpmyadmin do mesmo, entre nele para saber como preencher este campo.

    Your Database Name: Aqui você deve colocar o nome do bando de dados do seu fórum, caso não tenha você deve criar um.

    Database Username: Nome do banco de dados do seu fórum.

    Database Password: Senha do banco de dados do seu fórum.

    Prefix for tables in database: O prefixo das tabelas no banco de dados. Não há o que fazer.

    Admin Email Address: Endereço de e-mail do administrador principal.

    Domain Name: O nome completo do domínio. Por exemplo se seu site é http://www.seusite.com.br, o domínio será http://www.seusite.com.br, sem o http:// na frente. Esta informação já é completada automaticamente, portanto não há o que fazer.

    Server Port: A porta onde seu servidor está instalado. O padrão é 80. Caso não seja entre em contato com o servidor para obter esta informação.

    Script path: A pasta onde o fórum foi instalado. Esta informação é preenchida automaticamente.

    Administrator Username: Nome ( nick ) do administrador principal. Você pode modificar após a instalação.

    Administrator Password: Senha do administrador principal.

    Administrator Password [ Confirm ]: Redigite a senha acima.

    Após preencher todos os campos, clique em start install (começar a instalação.)
  • 4° Passo: Finalizando

    Agora basta finalizar a instalação para começar a utilizar seu fórum. Você deve entrar no diretório do seu fórum ( logo após a instalação ) e se tudo tiver ocorrido corretamente você irá ver a seguinte mensagem:

    Please ensure both the install/ and contrib/ directories are deleted Ou Por favor, apague as pastas install/ e contrib/ do diretório

    Depois basta entrar no ftp do seu fórum e apagar a pasta install e contrib, em phpBB2 (pasta do seu fórum).


Pronto! Agora basta você fazer o login com o administrador que você criou durante a instalação e fazer as modificações necessarias no Painel de Administração.

2 comentários:

  1. Ola!

    Esta versão do phpBB esta descontinuada, sendo que a versão atual é a 3.0.9

    Para maiores informações visite http://www.suportephpbb.com.br

    Atenciosamente,

    Chico Gois,
    Administrador Suporte phpBB

    ResponderExcluir
  2. Opa, obrigado pela informação! Abrass

    ResponderExcluir

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]