quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Imprima em menos tempo e ainda economize tinta e papel

Impressões detalhadas e de qualidade levam mais tempo para serem produzidas, por mais rápido que a impressora possa ser e, na maior parte das vezes, o usuário não precisa disso tudo, ainda mais quando o material a ser impresso é composto fundamentalmente por texto.

Assim, reduzir a qualidade no momento de imprimir seus documentos irá proporcionar economia de tempo, já que o material será impresso mais rapidamente, e também de dinheiro - com certeza será necessário usar menos tinta ou toner. Pode parecer bobagem, mas quem imprime um volume grande de documentos vai notar que os consumíveis irão durar mais tempo com uma ação assim tão simples.


Qualquer aplicativo que se use no PC que tenha um botão de impressão possibilita mudar as configurações. Escolha "Imprimir" e depois "Propriedades". Dependendo do modelo da impressora, as configurações podem variar. Mas no geral, as opções são semelhantes.

No nosso caso, encontramos os ajustes necessários na guia principal de impressão e na guia saída de papel. Para reduzir a qualidade de impressão, escolhemos o modo"Rascunho" - no caso de o aplicativo estar em inglês, utiliza a opção "draft".


Mais páginas por folha de papel

Se o documento a ser impresso for para uso interno, numa reunião com colegas, por exemplo, não é necessário imprimir página a página. Economiza-se tempo e muito papel se você optar por imprimir duas páginas em uma única folha.

Selecione "Imprimir" e, em seguida Propriedades. O próximo passo pode variar de acordo com sua impressora. Em nosso teste, clicamos na guia "Layout", "Marca d'água" e escolhemos a opção 2 páginas por folha.

Escolha uma interface rápida

Se você tem uma impressora com tecnologia jato de tinta, provavelmente utiliza a interface USB, que é bem rápida. Mas se você utiliza impressoras de maior porte, que estão em rede, tente escolher a conexão mais rápida possível. Recomendamos conectar a impressora diretamente ao roteador por meio de um cabo, em vez de depender de um sinal Wi-Fi.

A conexão física é mais confiável e sempre mais rápida. Se não for possível, tente deixar a impressora o mais próximo possível do roteador. Assim, um sinal mais forte é garantido e não há perda de pacotes, o que torna a comunicação mais lenta.

No caso da conexão física, verifique se a sua impressora aceita o padrão Gigabit Ethernet. Se aceitar, faça a conexão dela na porta do roteador referente ao padrão Gigabit. A velocidade será maior, principalmente em gráficos mais elaborados.

Imprimir da web

Ao imprimir conteúdo da internet, anúncios e imagens tornam o processo mais demorado (e mais tinta e papel serão necessários). É possível evitar isso diretamente pelo navegador.

No Internet Explorer, escolha Ferramentas e, em seguida, Opções da Internet. Clique na guia Avançadas e vá até a seção Multimídia. Desmarque a caixa Mostrar Imagens. No Firefox, selecione Ferramentas, Opções e clique na aba Conteúdo. Desmarque a caixa Carregar imagens automaticamente.

Adicione memória à impressora
Impressoras com tecnologias e principalmente recursos mais avançados permitem a adição de memória extra. Isso é importante em ambientes onde o volume de impressão é alto. Assim como um PC, fazer um upgrade na memória da impressora também aumenta a a velocidade do processo de impressão.

O motivo é que mais dados são enviados para a memória, liberando a fila de impressão mais rapidamente. Verifique no manual da impressora ou no site do fabricante, qual a capacidade máxima e quantos pentes de memória o periférico aceita.

Veja quanta memória ele também já possui. Escolha o botão "Iniciar", depois "Painel de controle" e escolha "Impressoras". Na janela que abrir com as impressoras disponíveis, clique com o botão direito do mouse no modelo desejado e selecione Propriedades.

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]