segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O que é Hot Link

Hotlink é um termo utilizado para designar um link direto de uma imagem ou som de um site para outro. Funciona da seguinte forma: para manter um site na internet o proprietário paga uma mensalidade. No valor pago mensalmente está incluído o serviço de hospedagem dos arquivos em um servidor e uma taxa de transferência, chamada de "BANDA". Sempre que alguém carrega uma página, arquivo, imagem ou mesmo uma música do site, gasta "banda". Esta banda normalmente é limitada, e se toda a taxa de transferência mensal for usada antes do tempo, o site pode ficar “fora do ar”.
Assim, se você gostou de uma imagem ou uma música de um site e quer disponibilizá-la em um blog, site, fórum, etc., você pode copiar esta imagem, criar uma conta em um servidor e então linká-la de seu próprio endereço. Entretanto, algumas pessoas acham mais fácil simplesmente copiar o endereço da imagem e colar em suas páginas. Isto se chama "HOTLINK". É um link direto, ocupando a imagem diretamente do site de origem, sem fazer uma cópia do arquivo. É uma prática bastante freqüente, mas errada. Isto por que, sempre que alguém visitar a página estará gastando a banda do site onde a imagem está hospedada... E isto se chama "ROUBO DE BANDA".
Mas o hotlink também é ruim para quem o pratica, pois agindo desta forma, a pessoa não tem garantias de que a imagem linkada permanecerá a mesma, pois o dono do site pode mudá-la na hora que quiser, inclusive por outra imagem ou som não apropriados...
Devido estes problemas, a maioria dos servidores conta com ferramentas de proteção contra hotlink. Quer dizer que se você linkar alguma imagem direto de um servidor protegido, a imagem não vai carregar no seu site, mas sim aparecer um "X".
Portanto, aconselhamos que ao utilizar alguma imagem de um site da web, sejam verificados os direitos autorais e caso seja permitido, faça uma cópia do arquivo para um servidor próprio. Ao utilizar textos, manter os créditos indicados e/ou citar a fonte de onde copiou o conteúdo é a atitude mais correta. Não utilize hotlink, pois não é legal!

- por: Sandra R. W. Cisco
http://www.hpbysandra.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]