quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Recuperar dados de documentos do Word


Existem duas situações quando falamos de recuperar arquivos do Word. Uma é quando você tem o arquivo corrompido em mãos e deseja reparar o arquivo para obter a informação que está contida nele. O segundo caso, é quando você esta escrevendo no Word e, por algum motivo, fechou o editor e perdeu o texto escrito.

Logo mais abaixo mostro dicas de como você pode reaver seu texto em cada caso.

1- Como recuperar arquivos corrompidos do Word

Uma forma de extrair o texto do seu arquivo corrompido, é usando uma ferramenta que já existe no Word. Outro jeito é usando programa de terceiros.

1.1 – Usando a própria ferramenta do Word
Os documentos do Word são gravados em formato binário, mas a informação principal fica mesmo é em formato texto. Por este motivo, o Word tem uma ferramenta chamada: “Recover Text from Any File” que extrai o texto de qualquer arquivo (não só de .docs!!!).

Então, se você recuperar um arquivo .doc que está dando problemas para abrir no Word, você pode usar esta ferramenta para poder extrair o texto do .doc danificado. Só lembre-se que a formatação, as imagens etc… não serão recuperados.

Para usar a ferramenta é muito simples:


  • No Microsoft Office Word 2007, clique no botão Microsoft Office, e depois clique em Abrir.
  • No Microsoft Office Word 2003 ou 2002, clique em Abrir no menuArquivo.
  • Na caixa “Arquivos do Tipo”, clique em “Recuperar texto de qualquer arquivo (*,*)”.
  • Selecione o documento que você desejar para recuperar o texto.
  • Clique em Abrir.
1.2- Usando programa de terceiros
O programa que eu indico é o WordRepair. Ele é fácil de usar, mas este programa também não preserva a formatação original do arquivo. Ele só vai extrair o texto.


Tudo o que você tem que fazer é clicar em “Repair/Open” e depois salvar o texto em um arquivo .rtf.


Depois você pode abrir o .rtf no Word para visualizar o texto.


2- Como recuperar arquivos após o Word ser fechado

O Word salva por padrão uma cópia, de dez em dez minutos, do arquivo que vocês está escrevendo. Ele faz isso para que caso o sistema tenha alguma pane, o usuário consiga continuar o trabalho de onde parou.

Em caso de pane a recuperação é automática. Mas há casos em que a pessoa fecha o editor e esquece de salvar o documento. Quando vai abrir o arquivo maos tarde, percebe que não tem mais nada. Se essa é sua situação, você pode tentar o seguinte:


1.Clique em Iniciar e em Pesquisar.
2.Clique em Todos os arquivos e pastas em Assistente de busca à esquerda no Windows Explorer.
3.Na caixa Todo ou parte do nome do arquivo:, digite *.ASD.
4.Na caixa Examinar, clique em Meu computador.
5.Clique em Pesquisar.
Se encontrar arquivos com a extensão .asd, execute as seguintes etapas:
a.Inicie o Word.
b.Execute uma das seguintes ações:
No Word 2007, clique no Botão do Microsoft Office e em Abrir.
No Word 2003, clique em Abrir no menu Arquivo.
c.Na lista Arquivos do tipo, clique em Todos os arquivos *.*.
d.Localize e selecione o arquivo .asd.
e.Clique em Abrir.
f.Reinicie o computador.
g.Inicie o Word.


Se o Word encontrar o arquivo de AutoRecuperação, o painel de tarefas Recuperação de documentos é aberto no lado esquerdo da tela e o documento que está faltando é listado como nome do documento [Original] ou como nome do documento [Recuperado]. Se isto ocorrer, execute uma das seguintes ações:


No Word 2007, clique duas vezes no arquivo no painel de tarefasRecuperação de documentos, clique no Botão Microsoft Office, emSalvar como e salve o documento como um arquivo .docx.
No Word 2003, clique duas vezes no arquivo no painel de tarefasRecuperação de documentos, clique em Salvar como no menu Arquivo e salve o documento como um arquivo .doc.


Você também pode fazer uma busca por arquivos *.ASD com o programa de recuperação de dados “PCI File Recovery“, caso não consiga achar o seu arquivo usando os passos acima.

3 comentários:

  1. Ola. Rpz, parabens pelo site.

    No neu caso, é win 7. Não consigo pesquisar os arquivos. .ASD. Como Faço?

    Estou com uma problemao. Meu pen drive ficou em RAW, e depois de eu passar o minitool recovery, ele ficou em FAT32 e agora diz q não há nd.

    Para um dos docx perdidos, eu tinha uma copia mais antiga. Entao pensei em colocar o arquivo de recuperação do word, nessa copia antiga, para atualiza0lo para o q eu tinha. mas não consigo colocar esse arquivo ASD no word.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, No caso do win 7 vá em MEU COMPUTADOR e no canto superior esquerdo você terá a opção de pesquisar, então pesquise assim : *.ASD , e aguarde o resultado.

      Excluir
  2. Parceiro, muito obrigado.

    O estranho é que uso a versão do word 2010, o qual já vem com a opção de reparar arquivos ".asd", no entanto, só consegui fazê-lo com o wordrepair.

    Mais uma vez obrigado.

    Abraços,

    DL

    ResponderExcluir

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]