domingo, 13 de novembro de 2011

Computador anda meio lento, a solução é formatar? Vejamos!

 

Vou levar este post de acordo com experiências adquiridas através dos suportes que eu dou para meus clientes e também com ocorridos em meu estágio.
É importante antes de tudo destacar dois pontos que são os que podem afetar o desempenho do seu computador, são eles a parte de software, e a parte de hardware vamos ver alguns exemplos que podem afetar o desempenho partindo do hadware:
  • Má ventilação no sistema físico, ocasionado muitas vezes por acúmulo de poeira e outras paticulas que obstruem a entrada ou a saída do ar;
  • Componentes que podem estar apresentado falhas até mesmo pelo grande tempo de uso;
  • Processadores, memórias e placas de vídeo de baixa performace;
Só citei alguns por que a idéi deste post é mais voltada para software. Vejamos os exemplos mais comuns:
  • Vírus;
  • Grande quantidade de erro no registro do windows;
  • acúmulo de arquivos no HD.
  • Sistemas/programas que exijam uma configuração maior;
Desde que aprendi a dar manutenção em computadores, o que mais ouço é:"- meu computador está lento.". Claro, há dentre esses outros problemas como o pc não liga, etc, isso não vem, ao caso. O Mais interessante é que muitas vezes eu resolvo o problema simplismente executando algumas ferramentas e poupo o cliente do trabalho de fazer backup de seus arquivos pessoais e de PAGAR MAIS CARO. Vamos as dicas que você pode tentar antes de formatar sua máquina, você deve também sempre executar estes passos assim você evita que seu computador fique lento:
  1. Mantenha seu antivírus atualizado! Isso é muito importante não só para a segurança mas para o desempenho do sistema. Caso não tenha net em casa, ligue seu pc ao menoas uma vez na net para atualização.
  2. Use programas de limpeza para eliminar arquivos inúteis e do registro, deixo o HD menos "sufocado" mesmo que você tenha um HD de 1000 Tera, quanto menos coisas melhor. Alguns que podem ser baixados gratuitamente são, Cclenaer, Portinho (software Brasileiro), Advance SystemCare.
  3. Você também poderá dar uma "desafogada" em sua memória RAM utilizando o Rizone Memory Booster.
  4. O próprio Windows tem um utilitário de limpeza de disco, para utilizá-lo basta ir em iniciar / executar/ digite cleanmgr ele vai fazer o calculo do que pode ser deletado, você seleciona o que vai deletar e manda ele limpar.
  5. Uma desfragmentação de disco também ajuda bastante, o programa Auslogics Disk Defrag é uma boa opção.
  6. Sempre manter seus arquivos bem organizados também auxilia para manter o HD limpo já que você pode facilmente saber o que poder deletado ou não.
Depois de seguir esta dica com certeza seu computador ficará mais veloz, mas se mesmo assim você achar que ele está na velocidade abaixo do normal, vale à pena formatar ou até mesmo avaliar seu hardware.

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]