quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sistema para monitoramento de rede



Um dos pontos mais importantes quando estamos falando de segurança de um computador é o “monitoramento” dos serviços e processos do mesmo, podemos usar como exemplo o seu computador. Nesse momento o seu computador esta conectado a Internet, vários dados estão entrando e saindo do seu computador sem que você perceba, a questão é quais dados estão entrando e saindo? Qual a sua estrutura de rede? Você tem algum programa (firewall) que filtra esses dados, impedindo que dados maliciosos entrem em seu computador?
Ao monitorar todos ou parte dos dados que entram e saem do seu computador, você garante uma segurança mais forte para o mesmo, aliando isso a um monitoramento da estrutura de rede física e virtual e o monitoramento dos programas instalados em seu computador, a segurança será ainda mais forte.
Como ninguém tem paciência ou tempo para ficar na frente do monitor 24hs por dia, para analisar cada dado que entra e sai do seu computador ou cada processo executado, o jeito é contar com programas que automatizam esses processos, ou seja, ele só irá lhe consultar se algo de errado ou malicioso for encontrado, o bom disso é que existem programas que além de monitorar processos de entrada e saída, eles ainda fazem uma grande parte de tudo que acabei de dizer acima, como monitoramento de componentes físicos da rede e monitoramento de programas e sistemas.
OSSIM (Open Source Security Information Management) ou Alien Vault Open Source SIEM é sistema Linux com diversas ferramentas voltadas a segurança da informação, que agindo em conjunto, concedem um ambiente incrível para administradores de rede e de sistemas ou usuários comuns, que possibilita um monitoramento detalhado de uma rede.
O bom do OSSIM é que ele conta com uma interface gráfica (GUI) bem simples e objetiva que pode ser acessada através do navegador web de um dos PCs que esteja na rede, o que permite com que o usuário visualize o que quer na hora que quiser, além disso, o OSSIM também pode funcionar comoIPS (Intrusion Prevention System), prevenindo sua rede contra intrusos.
Como o próprio nome do sistema já diz, o OSSIM é um sistema gratuito e aberto. Atualmente o OSSIM esta na versão 3.0 e possui versão 32 bits (x86) e64 bits (x64), sendo que os desenvolvedores do sistema, recomendam explicitamente a versão 64 bits, por possuir mais recursos e ser a versão que será continuada nos próximos lançamentos, como a versão 4.0 do OSSIM.
Se você é um amante de hacking e segurança da informação, você não pode deixar de testar esse sistema.
Em breve postaremos alguns tutoriais e vídeo aulas do OSSIM, mostrando alguns recursos e configurações.

Informações : 
Tamanho: 818MB
  • v3.0 (edição de 64 bits)
MD5: e950f0b4be8a0e43cc9698071beb9118
Lançamento: 2011/09/06
  • v3.0 (32bit Edição)

(Note que a edição de 32 bits não pode ser atualizado para a edição profissional, que a um de 64 bits oferece uma grande melhoria no desempenho e que 4,0 mais do que provavelmente não vai apoiar 32 bits a menos que haja uma grande demanda)
MD5: ec7f6d87e1fc941533082fb9d0f5f2d2


Nota:

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]